Estratégia de Sustentabilidade do Restaurante Helana

Em termos estratégicos, definimos para o ano 2018, vários objectivos a alcançar no âmbito da sustentabilidade. Já, num passado recente, temos vindo a implementar várias ações, relacionadas com esta temática, a qual nos é particularmente querida.

Escolhemos o dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado a 05-06-2018, para anunciar algumas das medidas que já implementámos, assim como outras que pretendemos vir a implementar a curto prazo.

Aposta na qualidade dos Ingredientes

Apostamos na utilização de ingredientes locais, sempre que possível com certificação biológica. A identificação de parceiros locais continua a ser uma prioridade na diminuição da nossa "pegada ecológica". Continuamos atentos aos produtos sazonais que podemos incluir na nossa ementa.

Consumíveis sustentávelmente responsáveis

Atentos a políticas/estratégias globais, especificamente no que se refere à Estratégia Europeia de redução do uso do plástico numa Economia Circular (EU) e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ONU), estamos a reduzir a compra de matérias-primas com embalagens de plástico (águas, refrigerantes, etc.).

Utilização de Produtos Ecokraft:

Optámos pela utilização de papel vegetal ecokraft em detrimento de alumínio ou outros materiais que não provenham de fontes sustentáveis e que utilizem aditivos poluidores (p. ex. branqueadores - cloro).

Papel de Cozinha, guardanapos, papel higiénico e toalhas de mãos de papel reciclado/ecológico:

Com forte peso na geração de resíduos na restauração, todos os consumíveis de papel são provenientes de materiais recicláveis e ecofrendly (pertencem a uma linha inovadora fabricadas a partir do reciclado das embalagens de cartão para bebidas - Tetra Pack) têm certificação   Ecolabel, Lucart e/ou PEFC;

Individuais de mesa:

Utilizamos individuais de cortiça, uma matéria-prima de excelência.  ​No final de 2011, o sobreiro foi consagrado, por unanimidade da Assembleia da República, a Árvore Nacional de Portugal. É uma árvore espantosa, de grande longevidade e com uma enorme capacidade de regeneração. Vive em média entre 150 a 200 anos e até hoje nenhum engenho humano conseguiu imitar ou ultrapassar as suas qualidades.

Palhinhas:

Palhinhas? Só de papel para servir as nossas bebidas em copos de vidro, contribuindo assim para a diminuição da utilização de plástico no nosso restaurante e no ambiente.

Detergentes Biodegradáveis

Todos os detergentes usados (lava pavimentos, lava loiça manual e espuma lava mãos), são compostos por ingredientes com elevados graus de biodegradabilidade e certificação Ecolabel.

Água Filtrada

Dentro do universo das águas existe um tipo d’água que traz mais benefícios para o planeta: a água local purificada. Graças à tecnologia de micro-filtragem e refrigeração, a água local passa por um processo que elimina 99,99% das bactérias e agentes contaminantes, suprimindo os resíduos e sabores indesejáveis e apurando todas as propriedades benéficas da água. Assim, diminuímos o impacto ambiental inerente ao circuito de distribuição, produção e das embalagens residuais.

Aquecimento

Desde o outono de 2018 o restaurante Helana é aquecido através de pellets provenientes de biomassa.

Please reload