Linha do tempo do Restaurante Helana

2019

Que nos trará este ano?

Para onde vamos?...

2018

Ano em que definimos a nossa relação simbiótica com o meio ambiente, assumimos como prioritária uma Estratégia de Sustentabilidade e implementámos vários compromissos:

  • Reforçar a aposta na qualidade dos Ingredientes (locais, sazonais, BIO e economia circular);

  • Utilizar consumíveis sustentávelmente responsáveis:

    • Produtos Ecokraft (papel vegetal e outros que não provenham de fontes sustentáveis e que utilizem aditivos poluidores);

    • Produtos Ecofrendly e com certificação Ecolabel, Lucart, BlueAngel e/ou PEFC (papel de cozinha, guardanapos, papel higiénico, toalhas de mãos de papel e papel de impressão);

    • Individuais de mesa - de cortiça, uma matéria-prima de excelência e nacional;

    • Palhinhas de papel;

    • Detergentes biodegradáveis (lava pavimentos, lava loiça manual e espuma lava mãos) com elevados graus de biodegradabilidade;

  • Outras soluções:

    • Água filtrada, local purificada (diminuímos o impacto ambiental inerente ao circuito de distribuição, produção e das embalagens residuais);

    • Aquecimento - pellets provenientes de biomassa.

Alcançámos uma medalha de prata no 10º Concurso de Gastronomia com Vinho do Porto'18.

2017

2017 é sem dúvida o ano de consolidação e das parcerias:

Aromas do Valado, Geocakes, Geopark Naturtejo e Nature Fields.

A união faz a força!

Mais informação na página "Parceiros".

2016

Maior Festival das Sopas chegou a todo o mundo, e o Helana desta vez vence 3 prémios...

"O maior Festival das Sopas Tradicionais do país, em Proença-a-Velha, voltou a bater todos os recordes, com 119 sopas a concurso e milhares de visitantes numa edição que chegou a todo o mundo através da TVI.

Ao longo da tarde de domingo, 3 de abril, o programa televisivo "Somos Portugal" acompanhou em direto a arrebatadora prova das sopas, sempre muito participada, mas divulgou ainda outros pormenores da gastronomia, produtos locais, artesanato e património do concelho de Idanha-a-Nova."

Restauração (voto popular):​

2º - Creme de Arroz Doce, Baunilha e Canela - Restaurante "Helana" (Idanha-a-Nova)

Restauração (voto do Júri):

1º - Sopa Fria de Framboesa c/ Poejos do Rio e Flor de Laranjeira - Restaurante "Helana"

2º - Creme de Arroz Doce, Baunilha e Canela - Restaurante "Helana"

2015

O Helana concorre ao Maior Festival das Sopas do país e vence dois prémios...

"114 sopas a concurso são o novo recorde do maior Festival das Sopas do país. A edição 2015 do certame de Proença-a-Velha recebeu milhares de pessoas e superou as melhores expectativas da organização."

Restauração (voto do público): 
2º - Sopa de Laranja e Flor de Laranjeira – Restaurante “Helana” (Idanha-a-Nova); 
3º - Sopa de Amoras Silvestres com Hortelã da Ribeira – Restaurante “Helana” (Idanha-a-Nova)."

2014

O Helana é convidado a participar no programa Family Point (é uma marca de garantia que certifica que um estabelecimento têm determinadas condições estruturais, a comodidade e a segurança certa para famílias com crianças).

Neste sentido o Helana tomou diversas medidas para garantir a maior comodidade, divertimento e segurança ao publico mais jovem, tais como: fraldário, proteções nas tomadas, um espaço lúdico, materiais didáticos para várias idades, etc.

2013

Ao fim de 10 anos sobre a última pequena revolução no nosso conceito, anos repletos de bons e grandes momentos gastronómicos, achámos que era tempo de reflexão… tempo de refletir sobre os caminhos trilhados, a evolução do mercado e da região, e principalmente dos anseios gerais da já grande comunidade e família HELANA.
Concluímos que é o momento para a renovação, não só na imagem gráfica e website, mas sobretudo na parte gastronómica. Deixámos no passado algumas iguarias que nos foram muito queridas, assim como o destaque dado a alguns ingredientes chave, também ficaram nesse palco antigo.

 

Apostar em novas iguarias e apadrinhar novas matérias-primas carentes de atenção, mas cheias de potencialidade, como é o caso do Azeite, as Ervas Aromáticas, o Queijo, os Cogumelos Silvestres e outros tantos produtos da terra, da nossa Idanha. 
Criar parcerias com produtores locais e continuar a dar enfoque de forma a cimentar sinergias.
Os produtos e sabores de outras paragens continuarão a ser convidados de honra das nossas mesas, pois só com esta aliança todos reforçarão a sua presença.

2008

A 1 de Janeiro de 2008, introduziu-se a proibição total de fumar no espaço.

2007

No início de 2007 e antevendo um pouco a legislação, bem como salvaguardando a equipe e os nossos clientes, a área de refeição é separada em duas, ficando disponível uma área de não fumadores e outra de fumadores (juntamente com a zona do bar).

2005

Em finais de 2005 o Helana muda o serviço de copos para a Shott Zwiesel e pratos para a marca Schönwald (http://www.schoenwald.com/) ambas lideres na qualidade, design e inovação, ambições estas paralelas as do Helana.

2004

A 25 de Abril de 2004, data em que a nova gerência celebra o seu 1º aniversário, ultrapassam-se as 16500 refeições servidas no espaço, durante 296 dias úteis de funcionamento, representando uma média diária de mais de 55 pessoas.
Em Julho de 2004 o restaurante concorre ao II Concurso de Gastronomia do Concelho de Idanha-a-Nova inserido na X Feira Raiana, conseguindo o 1º Lugar na categoria de inovação (refeição mais inovadora). 
Em Agosto de 2004, é acrescentado ao site, a página de vinhos e a possibilidade ser navegado na língua inglesa.
Outubro de 2004, no primeiro ano do site, contabilizam-se 3750 vistas.

2003

Em Abril de 2003 é criada uma sociedade familiar composta por Ana Ramos (que já pertencia ao projeto anterior), Nuno Ramos e Mário Ramos, que adquirem o espaço. Um mês mais tarde o Helana é convidado para representar a gastronomia Regional da Beira Baixa no Certame de Atividades Turísticas, Agro-Alimentares e Ambientais, entre 29 Maio e 1 de Junho, nas instalações do NERCAB, em Castelo Branco.
Em Julho é convidado em exclusividade de restauração para a COVIFEIRA 2003 (feira realizada em simultâneo com as festas da cidade), na Covilhã, nas instalações da ANIL.
Entretanto inicia-se o projeto do Site (o 1º de restauração no concelho), com a autoria da Netvidade, onde se espera mostrar um conceito diferente e muito próprio. 
A 16 de Setembro 2003 o Helana faz um interregno de 3 semanas para reestruturação e ampliação do espaço, de forma a continuar a bem servir e a proporcionar bons momentos aos seus clientes. Foi feita uma revisão de ementas e um espaço de leitura gastronómica é criado. 
Em Outubro 2003 é concluído o Site estabelecendo assim uma maior proximidade com o público em qualquer parte do mundo.

2002

Em Setembro de 2002 o restaurante concorre ao Concurso de Gastronomia do Concelho de Idanha-a-Nova inserido na IX Feira Raiana, conseguindo uma Menção Honrosa.

2000

Há referências ao espaço nos anos 50 do século XX, altura em que se iniciou a Fabrica de Refrigerantes Raiana com a produção de Laranjada e de Pirolitos (tipo de gasosa com uma bolinha no interior da garrafa - exemplares em exposição no restaurante), mantendo a atividade até finais dos anos 70.

Em Maio de 2000 o espaço é comprado e encontrava-se em completo abandono. Inicia-se o processo de requalificação e estruturação para se adequar a um restaurante/bar.

Foi inaugurado oficialmente a 22 de Dezembro de 2000 tendo como oferta pizzas, lasanhas, petiscos, alguns pratos regionais.

Please reload